Emerson Taveira inicia campanha Outubro Rosa com Carreta da Mamografia em Angatuba

O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente no mês de outubro. O objetivo é alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. O empresário Emerson Taveira, do Cepac Centro de Diagnósticos, ressalta a importância da ação. “O CEPAC está totalmente engajado nesta mobilização, que também alerta para a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade”, afirma.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que o câncer de mama representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados em 2020 – 15,5% dos óbitos por câncer em mulheres, de acordo com a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC).

O empresário Emerson de Lima Taveira chama a atenção para o fato de que o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres. “Frente a todos esses dados, não podemos ficar inertes. A prevenção é necessária e, para isso, a mamografia é imprescindível, pois é o principal método para o rastreamento da doença. Temos que divulgar constantemente a importância do exame, principalmente nas localidades mais carentes e onde o acesso à informação é precário”, conclui Emerson Taveira, do Cepac Centro de Diagnósticos.

Cuidando Delas 

Tendo em vista a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Cepac Centro de Diagnósticos, sob a liderança do empresário Emerson de Lima Taveira, se antecipou à campanha do Outubro Rosa e realizou, na última semana de setembro, uma grande ação na cidade de Angatuba (SP), com exames gratuitos de mamografia.

Por meio do projeto Cuidando Delas, o Cepac levou sua clínica itinerante à cidade, a Carreta da Mamografia. Estacionada em frente à Casa Rosa, um centro de atenção à saúde da mulher inaugurado recentemente pela Prefeitura de Angatuba, foram realizados por dia cerca de 120 exames de mamografia de forma gratuita. “Nosso objetivo foi zerar a demanda de exames preventivos nas mulheres da cidade. É muito gratificante poder contribuir pois, ao ajudar na prevenção da doença, estamos salvando vidas”, destaca Emerson Taveira.

A primeira campanha de doações de exames do CEPAC aconteceu em 2017. Na época, foram doadas mil mamografias para mulheres que precisavam realizar o exame. “Conseguimos alcançar mais de 30 mil mulheres, conscientizando sobre a importância da prevenção. A partir daí, passamos a realizar campanhas todos os anos para ajudar essas mulheres”, revela Emerson de Lima Taveira.

Até agora, o CEPAC já realizou 30 mil exames de mamografia de forma gratuita, além de arrecadar cerca de 10 toneladas de alimentos. “Este ano, nossa meta é atender em torno de 5 mil pacientes com os exames preventivos. Saber que estamos contribuindo para salvar vidas é algo que não tem preço”, afirma Emerson Taveira.

 

Ultimas notícias