Sergipe começa a utilizar nova vacina contra bronquiolite

Com o objetivo de combater as formas graves de infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou uma nova estratégia. O novo imunizante disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), chamado niservimabe, está sendo administrado em bebês recém-nascidos prematuros com até 36 semanas e seis dias, e crianças com até dois anos que possuem comorbidades.

O niservimabe é um anticorpo monoclonal de dose única que protege bebês e crianças contra infecções graves causadas pelo VSR, como a bronquiolite. Ele é indicado para bebês prematuros e crianças com comorbidades específicas.

Segundo a gerente do Programa de Imunização Estadual, Illani Paulina, o niservimabe irá substituir o imunizante palivizumabe. O SUS continuará fornecendo o palivizumabe apenas para crianças que já iniciaram o esquema vacinal com esse imunizante.

O niservimabe está disponível nas principais maternidades públicas do estado e no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie). Os pais que não conseguirem receber o anticorpo na maternidade podem procurar o Crie para garantir a vacina.

Além disso, o SUS oferece a vacina contra o VSR para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, em dose única, sem restrição de idade materna.

É fundamental que as gestantes se vacinem para proteger os recém-nascidos do risco de complicações causadas pelo VSR.

Fonte: ASN

 

O post Sergipe inicia aplicação de novo imunizante contra bronquiolite apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.

Deixe um comentário