A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), por meio da Escola de Gestão Governador João Alves, promoverá no dia 2 de março o 1º Capacita FAMES de 2026, com foco em “Eleições 2026: Orientações para prefeitos e prefeitas”. O evento marca o início do calendário anual abordando um tema crucial para as administrações municipais em ano de eleições gerais. O evento terá início às 9h, no auditório da entidade, e é destinado a prefeitos, prefeitas, secretários e servidores municipais.
O encontro será ministrado pelo advogado Acácio Souto, que compartilhará orientações técnicas visando garantir a segurança jurídica e uma atuação responsável por parte dos gestores e equipes municipais durante o período eleitoral.
Ao enfatizar a relevância do tema, Acácio Souto alerta que é comum gestores acreditarem que as prefeituras não correm riscos diretos em eleições gerais – para governador, presidente, senador e deputados. No entanto, o advogado destaca que a máquina pública municipal se torna um cenário central das disputas eleitorais. “Um erro simples, como um veículo oficial adesivado no estacionamento da prefeitura ou uma postagem inadequada nas redes sociais oficiais, pode resultar em processos por condutas vedadas e até por improbidade administrativa”, ressalta.
A presidente da FAMES, Silvany Mamlak, ressalta a importância de preparar e orientar os municípios para atravessarem o período eleitoral com responsabilidade e segurança jurídica.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do link disponível nas redes sociais da FAMES, no perfil @famessergipe.
Fonte: Ascom/FAMES
O post FAMES abre calendário 2026 com capacitação sobre eleições gerais apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.
