PIB brasileiro cresce 1% no primeiro trimestre de 2022

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1% no primeiro trimestre de 2022, na comparação com o quarto trimestre de 2021. Frente ao mesmo trimestre de 2021, o PIB apresentou crescimento de 1,7%.


No acumulado nos quatro trimestres, terminados em março de 2022, a economia brasileira cresceu 4,7%, comparada aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Os números foram divulgados na manhã desta quinta-feira (2/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país e é o principal indicador usado para medir a evolução da economia.

Por setores, houve queda na agropecuária (-0,9%), estabilidade na indústria (0,1%) e elevação dos serviços (1,0%). Este último, um dos mais impactados pela pandemia de Covid-19, foi o que impulsionou o resultado do trimestre.

Projeção para 2022

A atual projeção do Ministério da Economia para o PIB do ano está em 1,5%. Em boletim divulgado em 19 de maio, a pasta avaliou que, neste ano, “tem ocorrido pela retomada no setor de serviços e ampliação dos investimentos, o que tem se refletido na robusta recuperação do mercado”.

Ultimas notícias